segunda-feira, 19 de maio de 2014

12ª Semana de Museus

12ª Semana Nacional de Museu

Em comemoração ao dia 18 de maio dia internacional dos museus o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolve a Semana Nacional de Museus e Pelotas estará na programação 


Em comemoração ao dia 18 de maio dia internacional dos museus o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolve a Semana Nacional de Museus que promove uma programação especial anualmente em prol desta data.  Nesse ano, a sua 12ª edição ocorrerá entre os dias 12 e 18 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus: as coleções criam conexões, convidando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre temas da contemporaneidade.

Material de divulgação da programação / Foto: Leticia Mallie
A Semana de Museus tem o intuito de proporcionar maior visibilidade às instituições museológicas e aos eventos por elas promovidos. Durante o período, acontecerão seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades.

Coleções criam conexões - enfatiza o ICOM, Conselho Internacional de Museus, ao propor esse tema instigante para as celebrações de 18 de maio de 2014. A Semana Nacional de Museus provoca a realização de numerosos eventos em todo o Brasil, por intermédio dos quais as coleções estarão conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligação.

Quando se destaca a importância das coleções e se busca a sua valorização, sendo-lhes oferecida a possibilidade de proteção legal, ainda que não musealizadas ou já visitáveis, desvendar essa rede infinita de conexões é revelar novos modos e meios de interação no universo em que gravitam. Coleções são complexos legados da memória cultural, e é preciso que gerem todo tipo de conexão para que possam ampliar sempre mais os seus efeitos em termos de comunicação, educação, participação e fruição.

As perspectivas são empolgantes de acordo com o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo de Araújo Santos. Na multiplicidade das conexões simbólicas e tecnológicas, que possam ultrapassar todas as fronteiras, a fim de que as coleções, criando referências e questionamentos, revitalizem o próprio modelo de museologia a que se destinam.

Em Pelotas participam os Museus: Instituto Nacional Brasileiro Senador Joquim Augusto de Assumpção, Museu de História Natural da UCPel, Museu do Colégio Municipal Pelotense, Museu do Doce da UFPel, Museu Etnográfico da Colônia Maciel, Museu Histórico da Bibliotheca Pública Pelotense, Museu Municipal Parque da Baronesa, Seção de Museus, Acervos e Patrimonio Imaterial- NPC-PREC-UFPEL.

Exposição no Museu do Doce
O Museu do Doce localizado na Praça Coronel Pedro Osório, nº 8 inaugura a Semana Nacional de Museus com a exposição, "O que nos move é também o que nos une", do artista pelotense André Barbachan. A exposição está no subsolo do prédio e pode ser visitada do dia 15 de maio a 13 de junho das 10 às 18 horas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário