segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto Pelotas Memória

Do papel para o digital

O Projeto Pelotas Memória resgata e mantém viva a história de Pelotas na internet

Paróquia Sagrado Coração de Jesus / Foto: Gustavo Batista
O Projeto Pelotas Memória é um projeto de divulgação de imagens de todas as épocas da cidade de Pelotas. A página no Facebook foi fundada em 14 de novembro de 2011. O Projeto Memória Fotográfica nasceu do desejo de resgatar e manter a memória e a identidade da cidade de Pelotas através das imagens que foram realizadas no decorrer de sua história. Criado com o intuito de homenagear o trabalho do pesquisador Nelson Nobre Magalhães, o Projeto Pelotas Memória na Web visa resgatar a história de Pelotas. 

Theatro Guarany nos anos 20
 Imagem: Acervo Projeto Pelotas Memória
A fotografia é o meio mais eficiente de tornar presente a realidade, na recuperação e no resgate da história através da visualização dos fatos e acontecimentos registrados no passado. Sob a ótica de “conhecer para preservar”, retratamos pontos conhecidos e também localidades esquecidas da cidade, propondo um olhar diferenciado sobre as paisagens do cotidiano.  Acreditamos que se apresentarmos a História de maneira interessante e atrativa, podemos instigar a população a valorizar, tanto o patrimônio material, como também, o imaterial.


Atualmente sob a coordenação geral de Leonardo Tajes, a página possui aproximadamente 15 mil assinantes, com um alcance semanal de 45 mil pessoas. Na linha do tempo possui 441 fotos acompanhadas de textos baseados em trabalhos acadêmicos, artigos e livros. Além de possuir 60 álbuns com aproximadamente 4 mil imagens e registros atuais de Pelotas e 6 álbuns com aproximadamente mil fotos antigas, imagens retiradas de livretos de Nelson Nobre Magalhães ou enviadas por colaboradores. 

Ouça o aviso do idealizador do Projeto Pelotas Memória, Leonardo Tajes

Veja Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário